Produção de HDDs deverá voltar à 80% do que era ainda no segundo semestre deste ano

Pelo que tudo indica, a produção de HDDs deverá voltar para 80% do valor que era antes das enchentes que atingiram a Tailândia no final de 2011. Os fabricantes menos atingidos como a Seagate e Hitachi já começam a se recuperar e serão as principais alavancas deste aumento, o qual deverá acrescer cerca de 25 milhões de unidades para a produção global ainda neste trimestre.

Outras companhias mais atingidas como a Western Digital e a Toshiba, deverão apresentar sua recuperação um pouco depois e ajudarão a produção global a atingir 90% de sua antiga produção ainda no segundo trimestre e recuperação total no terceiro trimestre.

Apesar disso, analistas estimam que até o final de 2012, os HDDs ainda sim deverão custar cerca de 30~40% mais do que eram antes das enchentes graças ao aumento do custo de vários componentes e materiais.

No final de 2011, a produção global de HDDs caiu de 175 Milhões de unidades para apenas 120 milhões, prejudicando não só as fabricantes de HDDs mas também sendo responsável pela queda na venda de PCs e componentes no mundo todo, atrapalhando o desempenho de diversas companhias como Intel, AMD, HP, Dell e outras.

 

Sobre Rafael Anaia