Todos os modelos de Ivy Bridge revelados. Core I7-3770K com apenas 77W de TDP

O site russo Overclockers.ru parece ter conseguido um material precioso e revelou ao mundo hoje uma tabela contendo todos os modelos dos processadores Ivy Bridge e que mostra todas as suas principais especificações, como clocks, TDP e cache.

Pelo que parece, teremos mais um pequeno aumento no clock dos processadores, melhoras no Turbo Boost, e principalmente, redução de TDP onde o melhor modelo de Core I7 consumirá apenas 77W contra 95W dos atuais processadores. Isto representa não só economia de energia e temperaturas menores como essencialmente traz aumento no já substancial poder de overclock da série K.

Podemos perceber também que o cache continua exatamente o mesmo dos Sandy Bridge, 8MB para modelos Core I7 e 6MB para os processadores Core I5. Também não estão presentes nesta lista modelos de seis núcleos e provavelmente não os veremos nesta plataforma tão cedo. Outro aspecto interessante, e que não deve ser esquecido, é que estes processadores se acomodarão no soquete LGA 1155 e serão retro-compatíveis com as atuais placas deste soquete.

Os processadores Ivy Bridge estão previstos para 2012 e terão dentre suas principais inovações a utilização do famoso transistor 3D(tri-gate) na nova litografia de 22nm da Intel e a presença do núcleo gráfico Intel HD4000 que promete um ganho substancial de desempenho frente a atual HD3000.

Sobre Rafael Anaia